Hospital

Encaminhar Para Hospital, UPA, UBS ou SAMU?

Saiba para onde devemos nos dirigir quando estamos precisando de cuidados na saúde. Devemos encaminhar o doente Para o Hospital, UPA, UBS ou SAMU? – É este o assunto deste artigo – Leia:

Foi necessário fazer várias divisões na saúde e isso trouxe muitas dúvidas na população.

Para onde levar a pessoa que está doente em estado mais crítico e as vezes com sintomas aparentemente leves, mas que pode ser algo bem mais complicado.

Por isso, e com o objetivo de melhorar o atendimento, o Sistema Único de Saúde (SUS) criou várias unidades que se complementam.

Visando ser mais objetivo no tratamento da pessoa para que consequentemente seja mais eficiente.

Então vamos tirar algumas dúvidas que porventura ainda possa restar na população e assim, você já poderá orientar a pessoa para o lugar certo para que o atendimento seja mais rápido e os resultados melhores.

UBS – O Primeiro Passo Para Tratar a Saúde

A porta de entrada para o SUS deve ser feita pelo UBS

As UBS – Unidade Básica de Saúde é responsável pelo primeiro contato com a pessoa que busca atendimento médico.

Esse atendimento é feito através de consulta médica previamente agendada.

Nesta mesma unidade (UBS), também pode ser atendida as pessoas que estão com sintomas que não são graves, porém serão atendidas sem marcação da consulta, uma vez que seu estado não esteja muito bem.

O cidadão também pode ser atendido nestes locais para fazer testes rápidos, receber medicamentos distribuídos pela rede do Governo e tomar as vacinas, fazer curativos e demais injeções necessárias

Especialidades Médicas Encontradas Nas UBS

AS UBS são bem organizadas de um modo em geral e nelas você poderá encontrar as seguintes Especialidades Médicas:

• Odontológico;
  • Enfermagem com  características da atenção primária;
  • Pediatria;
  • Psicologia;
  • Ginecologia;
  • Obstetrícia, e
  • Clínica Médica
  • Teste de HIV
  • Teste de Sífilis
  • Teste de Hepatite

O cidadão terá apoio na área de nutrição, acompanhamento psicológico e receberá o Agende de Saúde em sua casa periodicamente

Os atendimentos emergenciais são de atendimento grave ou complexo, só será feito através das UPAs ou Hospitais

Outra informação importante é que as UBS possui um horário regular e comercial de atendimento, o que não se encaixa em casos emergenciais que podem ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite.

UPA – Unidade de Pronto Atendimento – 2º Passo

As Unidades das UBSs procuram cobrir todas as regiões das cidade para fazer o atendimento e acompanhamento da saúde da família

Neste processo de acompanhamento fica mais fácil constatar necessidades que o cidadão tem de receber um tratamento mais adequado e complexo.

Essas emergências são de responsabilidade das UPAS, pois tais Unidades possuem equipamentos mais avançados e necessários para dar andamento ao tratamento emergencial

A UPA tem seu horário de funcionamento ininterrupto para atender a qualquer hora as emergências que lhes são encaminhadas.

Exames Oferecido Pelas UPAs

Como já dissemos, nas Unidades das UPAs o cidadão poderá encontrar equipamentos para fazer exames tais como:

• Raio-X;
  • Eletrocardiograma;
  • E outros.

Nelas também, os pacientes do seguimento de Especialização Médica de cunho Clínico e Pediatria serão atendidos por médicos específicos da área

Porém se o quadro do paciente for crônico, seu histórico será encaminhado para a Unidade Básica de Saúde para começar um longo processo de procedimentos para reverter o caso.

Isso porque não é caso de emergência, por emergência é a especialidade das UPAs.

As emergências que chegam nas UPAs são recebidas com atendimento para que o paciente seja estabilizado e seguir para um Hospital.

Essa estabilização pode durar 24 horas, onde o paciente fica em observação para melhor direcionar o tratamento

Encaminhamento para o Hospital – O 3º Passo

Bom mesmo é não precisar de chegar até aqui, mas não é algo que possamos decidir a priori

As situações de emergências cuidadas pelas UPAs podem ser solucionadas ali mesmo

Porém, grande parte dos casos, o paciente precisa de um atendimento mais sofisticado e com mais procedimentos que só podem ser realizados nos Hospitais.

Não são raras as vezes que a pessoa precisa de um atendimento emergencial com internação, exames específicos e cirurgias das mais simples às mais complexas

Estes casos devem ser feitos nos Hospitais credenciados que recebe o paciente de duas situações diferentes:

Aqueles oriundos da urgência e emergência do pronto-socorro e também do quadro médico que trabalha para investigar e tratar as doenças.

Observa-se ainda que apenas nos Hospitais o cidadão pode realizar cirurgias, ter acompanhamento cirúrgico, maternidade e exames de imagem.